Casal é preso por dopar macacos no Rio

Na abordagem, foram encontradas bananas misturadas ao remédio clonazepam, confirmando a tentativa de dopagem.

Divulgação

Um casal foi preso em flagrante na segunda-feira (9), no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, após ser surpreendido tentando dopar macacos com calmantes. A dupla misturava o medicamento clonazepam em bananas, com o objetivo de atrair e capturar os animais, que seriam vendidos em uma feira clandestina de tráfico de animais, conforme informações da polícia.

A investigação começou no domingo retrasado, quando funcionários do parque observaram um comportamento alterado em um dos macacos. A equipe de preservação da fauna constatou que o animal havia sido dopado. A partir dessa descoberta, a segurança do local revisou imagens das câmeras de vigilância e identificou um casal em atitude suspeita.

O casal retornou ao parque na segunda-feira e, novamente agindo de forma suspeita, chamou a atenção da equipe de segurança, que acionou a polícia. Na abordagem, foram encontradas bananas misturadas ao remédio clonazepam, confirmando a tentativa de dopagem. Eles foram levados para a 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado.

Divulgação

Os presos, Luan Carlos Siqueira e Sarah Porto Silva, responderão por dois crimes ambientais:

  • Art. 29: Matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais da fauna silvestre sem autorização. Pena: detenção de seis meses a um ano, e multa.
  • Art. 32: Praticar maus-tratos, abuso ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou exóticos. Pena: detenção de três meses a um ano, e multa.

O caso será desmembrado para investigar uma possível organização criminosa de tráfico de animais.

Leia também: