Morre Ladrilheiro, torcedor folclórico do Flamengo que ‘decidiu’ final com Vasco

No último domingo (8), o folclórico torcedor do Flamengo, Roberto dos Passos Pereira, conhecido como “Ladrilheiro”, faleceu aos 67 anos, vítima de uma parada cardíaca. Roberto entrou para a história do futebol carioca ao protagonizar uma das cenas mais memoráveis da final do Campeonato Carioca de 1981, entre Flamengo e Vasco, que terminou com o…

Reprodução/TV

No último domingo (8), o folclórico torcedor do Flamengo, Roberto dos Passos Pereira, conhecido como “Ladrilheiro”, faleceu aos 67 anos, vítima de uma parada cardíaca. Roberto entrou para a história do futebol carioca ao protagonizar uma das cenas mais memoráveis da final do Campeonato Carioca de 1981, entre Flamengo e Vasco, que terminou com o título do rubro-negro.

O episódio que eternizou o apelido “Ladrilheiro”, alusivo à sua profissão, ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo da decisão. Naquele momento, o Flamengo vencia o Vasco por 2 a 1, mas o rival havia acabado de marcar e ameaçava empatar e levar o jogo para a prorrogação. Foi então que Roberto decidiu agir.

Com a camisa do Flamengo em mãos, invadiu o campo para interromper o jogo. A cena ficou ainda mais inusitada quando jogadores do Vasco, ansiosos para buscar o empate, o perseguiram. O lateral-esquerdo Gilberto chegou a desferir um soco em Roberto, que escapou de policiais militares antes de finalmente deixar o campo, para o delírio dos flamenguistas. Apesar da confusão, o Flamengo conseguiu manter o placar e conquistou o título. Após o jogo, Roberto foi preso, mas saiu vitorioso de sua aposta com um amigo, que o desafiara a invadir o gramado. Como lembrança do feito, ganhou uma camisa do ídolo Zico.

A notícia de sua morte, embora tenha ocorrido no domingo, só foi divulgada nesta quinta-feira. O Flamengo lamentou a perda do torcedor, que, ao longo dos anos, se tornou uma figura presente em eventos comemorativos do clube, especialmente na celebração dos 40 anos da histórica conquista do Carioca de 1981.

Nota do Flamengo

“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Roberto dos Passos Pereira, o Ladrilheiro. Torcedor símbolo do Mais Querido, ficou conhecido como herói do título estadual contra o Vasco em 1981. Prestamos nossa solidariedade e desejamos força aos familiares e amigos neste momento tão difícil”.

Leia também: