Datafolha para Prefeitura do Rio: Paes com 59%, Ramagem, 11% e Tarcísio, 6%

O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 5 de setembro e reforça o favoritismo de Paes na disputa pela reeleição.

Na mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (5), o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), mantém ampla vantagem na corrida eleitoral, com 59% das intenções de voto para as eleições de 2024. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 5 de setembro e reforça o favoritismo de Paes na disputa pela reeleição.

Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor da Abin e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar com 11%, enquanto o vereador Tarcísio Motta (PSOL) tem 6% das intenções de voto. A pesquisa também incluiu outros candidatos, como Rodrigo Amorim (União Brasil) e Marcelo Freixo (PT), que aparecem com 3% e 2%, respectivamente.

Cenário eleitoral

Na sondagem espontânea, onde os eleitores citam seus candidatos sem que os nomes sejam apresentados, Paes lidera com 36%, seguido por Ramagem, com 4%, e Tarcísio, com 2%. Os demais candidatos não ultrapassaram 1% das menções.

O levantamento indica também que 63% dos eleitores consideram a gestão de Eduardo Paes ótima ou boa, o que pode explicar sua vantagem. Apenas 13% avaliam o governo como ruim ou péssimo.

Possível segundo turno

Caso houvesse um segundo turno entre Paes e Ramagem, o atual prefeito venceria com 67% dos votos, enquanto Ramagem teria 22%. Nulos e brancos somam 8%, e 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Aprovação dos candidatos

Paes também se destaca na análise sobre as chances de voto: 44% afirmaram que votariam com certeza nele, e 37% poderiam votar. Por outro lado, Ramagem tem 7% de eleitores que votariam com certeza, e 23% que o consideram uma opção viável.

A pesquisa foi realizada com 812 eleitores e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

Leia também: