Eduardo Paes lidera intenções de voto para Prefeitura do Rio, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD e divulgada nesta segunda-feira (2), revela que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera a corrida eleitoral em todos os cenários analisados. No levantamento estimulado, onde uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores, Paes aparece com 58% das…

Uma nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD e divulgada nesta segunda-feira (2), revela que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera a corrida eleitoral em todos os cenários analisados. No levantamento estimulado, onde uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores, Paes aparece com 58% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada com 1.000 entrevistados entre os dias 30 e 31 de agosto, e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número RJ-05272/2024.

Cenário eleitoral

Na sequência de Paes, aparecem Alexandre Ramagem (PL), com 14%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 8%, configurando um empate técnico.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores citam os candidatos sem uma lista prévia, Paes mantém a liderança com 29% das intenções de voto. Os demais candidatos, como Ramagem, Motta, Marcelo Freixo (PT) e Rodrigo Amorim (União Brasil), aparecem com 6%, 3%, 1% e 1%, respectivamente, também em situação de empate técnico.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Alexandre Ramagem, o atual prefeito venceria com 60% dos votos, contra 25% de Ramagem. Nulos e brancos somam 8%, e 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Possibilidades de voto

Entre os eleitores entrevistados, 27% afirmaram que votariam com certeza em Paes, enquanto 39% disseram que poderiam votar no prefeito. Já 31% não votariam de forma alguma no candidato, e 3% não o conhecem o suficiente para opinar.

No caso de Ramagem, 8% votariam com certeza nele, e 27% disseram que poderiam escolher o candidato. Contudo, 37% afirmaram que não votariam no político, e 28% relataram que não o conhecem o suficiente para opinar.

Tarcísio Motta tem 6% de eleitores que votariam com certeza nele, e 28% que poderiam votar no candidato. 52% declararam que não votariam de maneira nenhuma, enquanto 14% não o conhecem suficientemente.

Avaliação das gestões

O levantamento também mediu a aprovação das gestões públicas. Eduardo Paes conta com 64% de aprovação do eleitorado e 30% de desaprovação, enquanto 6% não souberam ou não responderam.

O governador Cláudio Castro (PL) obteve 26% de aprovação e 68% de desaprovação, com 6% dos entrevistados não opinando.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 40% dos eleitores e desaprovado por 56%. Outros 4% não souberam ou não responderam.

Leia também: