Calor: Rio registra o dia mais quente do inverno

O recorde desta quarta-feira, superou a marca anterior de 37,9°C, registrada em 23 de agosto, na Marambaia.

© Rafael Catarcione/RioTur

A cidade do Rio de Janeiro registrou nesta quarta-feira (11) o dia mais quente do inverno, com os termômetros marcando 38,5°C na Vila Militar, na Zona Oeste, conforme informações da Climatempo. O recorde superou a marca anterior de 37,9°C, registrada em 23 de agosto, na Marambaia.

O cenário de calor intenso e tempo seco deve predominar até sexta-feira (13), sem previsão de mudanças significativas. Durante as tardes, a umidade relativa do ar pode cair para menos de 20% em diversas regiões do estado.

Em decorrência da influência de um sistema de alta pressão no mar, os ventos continuam intensos no litoral, especialmente entre a Região dos Lagos e o Norte Fluminense, com rajadas que podem atingir até 70 km/h. Na Região Metropolitana, essas rajadas variam entre 50 e 60 km/h.

No sábado (14), uma área de baixa pressão no mar trará uma leve mudança nas condições climáticas no litoral, entre a Costa Verde e a Região dos Lagos, amenizando o calor e reduzindo a temperatura máxima na capital para 33°C. No entanto, os ventos devem ficar mais fortes, com rajadas entre 60 e 70 km/h ao longo do litoral.

A chegada de uma frente fria no domingo (15) deve mudar o clima em parte do estado, com a temperatura máxima na capital caindo para 29°C.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO DIAS

Entre quinta-feira (12/09) e sexta-feira (13/09) o tempo permanece estável no município em função de um sistema de alta pressão. O céu estará claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. Os ventos estarão variando entre fracos e moderados, sendo mais intensos no período da manhã e a umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30%.

No sábado (14/09), a partir do fim do dia, ventos úmidos do oceano influenciarão o tempo na cidade do Rio. Desta forma, a partir da noite a nebulosidade estará variada entretanto não há previsão de chuva. Os ventos estarão predominantemente moderados e as temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30%.

No domingo (15/09), a aproximação de uma frente fria ocasionará aumento de nebulosidade na cidade do Rio e há previsão de chuva fraca isolada a partir da tarde. Os ventos estarão moderados a fortes e as temperaturas em declínio.

Recomendações para situação de baixa umidade relativa do ar:

  • Beba água;
  • Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
  • Use protetor solar;
  • Não queime lixo e mato;
  • Mantenha os ambientes arejados.

Leia também: