Ponto facultativo no Rio em 18 e 19 de setembro; saiba tudo

A decisão visa permitir uma melhor organização do trânsito e da segurança durante os eventos.

Divulgação/Riotur

Nos dias 18 e 19 de setembro, o Rio de Janeiro será palco de grandes eventos, com destaque para as partidas decisivas da Libertadores no Maracanã e no Engenhão, além da segunda semana de shows do Rock in Rio, na Barra da Tijuca.

As autoridades alertam que a coincidência dos eventos pode gerar impactos significativos na mobilidade urbana. A recomendação é priorizar o uso do transporte público para evitar congestionamentos e facilitar o deslocamento.

Para lidar com a intensa movimentação na cidade, o Governo e a Prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e municipais nesses dias. A decisão visa permitir uma melhor organização do trânsito e da segurança durante os eventos.

Jogos da Taça Libertadores:

  • Fluminense x Atlético-MG, quarta-feira (18), no Maracanã;
  • Botafogo x São Paulo, quarta-feira (18), no Estádio Nilton Santos (Engenhão);
  • Flamengo x Peñarol, quinta-feira (19), no Maracanã.

Impacto econômico e turismo

O Rock in Rio, considerado o maior festival de música do mundo, reúne cerca de 700 mil pessoas, incluindo turistas nacionais e estrangeiros. A expectativa é que o evento injete cerca de R$ 2,6 bilhões na economia da cidade, com uma taxa de ocupação hoteleira estimada em 95%. Além disso, a Rodoviária Novo Rio deve registrar um aumento de 40% no movimento durante os dois finais de semana do festival.

Ponto facultativo e funcionamento de repartições

Nos dias 18 e 19, o expediente nas repartições públicas estaduais e municipais será encerrado às 15h. A medida, no entanto, não se aplica a serviços essenciais, como saúde, transporte público e segurança, que seguirão funcionando normalmente. Vale lembrar que o ponto facultativo só beneficia servidores públicos municipais e estaduais. Para funcionários federais, é necessária uma decisão da União, e no caso de empresas privadas, a escolha é do empregador.

Bloqueios no entorno da Cidade do Rock

Durante o Rock in Rio, apenas moradores previamente cadastrados, veículos oficiais, credenciados do festival, BRT e ônibus Primeira Classe terão acesso às ruas no entorno do Parque Olímpico, na Zona Oeste. Câmeras de monitoramento com tecnologia OCR farão o controle do fluxo de veículos na área bloqueada.

Interdições para o Rock in Rio | Divulgação/ Prefeitura do Rio

Transporte público recomendado

Para quem vai curtir os shows no festival, a recomendação é utilizar transporte público. O MetrôRio funcionará 24 horas, com embarque garantido na estação Jardim Oceânico, conectando as linhas 1, 2 e 4. O BRT “Expresso Rock in Rio” terá embarques nos terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, levando os passageiros diretamente ao Terminal Centro Olímpico, a poucos minutos da Cidade do Rock.

Além disso, o serviço de ônibus Primeira Classe, que foi sucesso nas edições anteriores, estará disponível com pontos de embarque em diversas regiões do Rio e até em cidades de São Paulo e Minas Gerais, facilitando o acesso dos fãs ao festival.

Leia também:

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage